“Nada sobre nós sem nós”: a arte que fala por quem vive a cultura negra
Entre desenhos, jogos e referências visuais, Matheus Henrique levou seu olhar geek e criativo para a identidade visual da Semana de Cultura e Arte Negra e da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Sorocaba
Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Responsável pela identidade visual da Semana de Cultura e Arte Negra de Sorocaba 2025, Matheus Henrique Oliveira de Souza, 20 anos, transforma a criação gráfica em gesto político. Natural de Sorocaba (SP), ele é estagiário da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba e viu no projeto uma chance de unir repertório visual com representatividade:
Na Secom, recebemos diariamente solicitações para desenvolver peças gráficas de todo tipo. Quando apareceu o briefing da Semana de Cultura e Arte Negra, senti imediatamente que deveria ser eu a conduzir a arte; meus olhos brilharam e meu coração acelerou ao imaginar como poderíamos traduzir visualmente essa celebração tão importante.

A Semana de Cultura e Arte Negra faz parte do calendário cultural do município e tem como proposta promover debates, oficinas, exposições e apresentações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira. A edição de 2025 marcou também a realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial , reunindo lideranças, pesquisadores e agentes públicos no campus da UFSCar Sorocaba

Com base em referências como estampas de capulana africana (tecido estampado tradicional de Moçambique), grafismos tribais e indígenas, além do movimento Black Lives Matter, Matheus construiu uma arte que pudesse ser usada em peças digitais e impressas. O maior desafio foi equilibrar esses elementos simbólicos com um layout limpo e versátil para diferentes formatos (impresso e digital). Fiz diversos testes de escala e contei com feedbacks constantes de colegas e supervisores, para evitar qualquer estereótipo e, ao mesmo tempo, honrar nossa ancestralidade, explica.

No portfólio do jovem, a identidade visual da Semana de Cultura Negra de Sorocaba é um marco importante. Para ele, ver essa arte circulando pela cidade teve um significado especial: Para mim, enquanto jovem negro, assinar essa identidade visual foi um ato político: representar nossa cultura de dentro para fora. Sinto que, naquele momento, minha arte se tornou um veículo de resistência e visibilidade. Principalmente por ser a primeira edição oficial, eu fiz com muito amor e responsabilidade.
Apaixonado por desenho, videogames e jogos de tabuleiro, Matheus se define como um “jovem geek em constante busca de novas referências”. Sua trajetória com a arte começou cedo, passando por cursos de teatro e experiências com fotografia. Mas foi no início de 2024, ao iniciar o estágio na Secom, que ele mergulhou de vez no design.
Com a estreia da sua identidade visual, o jovem já pensa nos próximos desafios: Daqui para frente, pretendo me aprofundar ainda mais em design gráfico e publicidade, explorando diferentes segmentos do mercado criativo. Meu sonho é ser reconhecido pelo meu trabalho e, sobretudo, usar minhas criações para fortalecer causas das quais faço parte, sejam de artistas negros, LGBTQIA+ ou outras minorias. Porque ‘nada sobre nós sem nós’. Quero olhar para o futuro com orgulho do meu passado.