MOBI Festival 2025: evento estimula inovação e empreendedorismo na Universidade de Sorocaba
Em 2024, a primeira edição do festival reuniu mais de nove mil participantes, entre estudantes, profissionais e empreendedores. Para este ano, atividades fortalecem o ecossistema de inovação na região
Por Ayla Rodrigues

Evento realizado pela segunda vez, após a 1ª edição ter reunido mais de nove mil pessoas no ano passado, o MOBI Festival 2025 traz diversas temáticas, como agricultura familiar e economia criativa, além de palestras e convidados especiais.
Com três dias programação aberta ao público, entre 5 e 7 de julho, o evento voltando ao empreendedorismo e inovação, sediado na Universidade de Sorocaba (Uniso), conta com a participação do Sebrae-SP.
Priscila Rodrigues Prestes (40), integrante do ecossistema Unisotech, espaço conectado ao MOBI, reforça que o evento busca incentivar o empreendedorismo jovem e o desenvolvimento de projetos de impacto.
“Nosso foco é estimular competências essenciais para o futuro do trabalho e do empreendedorismo, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, autonomia, comunicação eficaz e afins”, explica Priscila.
Ecossistema de inovação
No caso, a iniciava do evento pretende fortalecer o ecossistema de inovação da região de Sorocaba, promovendo a integração entre universidade, mercado e sociedade.
“Também buscamos desenvolver o senso de propósito e responsabilidade social nos participantes, incentivando projetos que gerem impacto positivo”, continua a integrante do Unisotech.
Entre as atividades oferecidas inclui oficiais práticas, palestras com profissionais de diversas áreas e um espaço especial dedicado ao empreendedorismo feminino. Nesta sexta-feira (6), assuntos voltados comportamento do consumidor e posicionamento digital foram abordados.
Os convidados, Alexandre Grow e Henrique Miranda ministram as palestras sobre “Decodificando a Mente do Cliente” e “LinkedIn: Posicionamento, Autoridade e Resultados”, respectivamente.
Diversas atividades
Durante os três dias, a programação também conta com a mesa-redonda “Estratégias Colaborativas entre Educação e Setor Público”, com representantes do Sebrae, da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e da Prefeitura.
Outras temáticas exploradas foram a empregabilidade para médicos veterinários, apresentada por Cristiane Estanislau, as oportunidades de exportação na Região Metropolitana de Sorocaba, com Sergio de Almeida Cid, e o papel do patrocínio no branding, por Felipe Joseph.
Integrando diferentes agentes da sociedade em torno do empreendedorismo e da inovação, o MOBI Festival 2025 reafirma o papel da universidade como promotora de conhecimento aplicado, desenvolvimento regional e transformação social.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site. Programação segue até sábado (7). O campus da Cidade Universitária está localizada no km 92 da Rodovia Raposo Tavares.