Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Universitários desenvolvem circuito de conscientização sobre a Fazenda Ipanema

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba se dividiram em três equipes para desenvolver seus projetos e apresentar ao público

Por Ana Torres e Rafaela Ferreira Monteiro (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

A Fazenda Ipanema foi o objeto de pesquisa dos alunos de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Integrador 2025_1 da Uniso. Os estudantes desenvolveram uma dinâmica interativa para os visitantes se conscientizarem da importância de preservação de patrimônio público.

“A cidade de Sorocaba e várias outras cidades têm essa deficiência de preservar o patrimônio, falta entender a importância dessa história para o município e região” pontua Paola de Oliveira Jaekel, 46 anos, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo. “O mais importante esse ano é conscientizar as pessoas sobre o patrimônio histórico, porquê a gente vê que em Sorocaba e no Brasil é meio abandonado” de acordo com Alessandra Fernandes Monteiro, estudante do terceiro semestre de Arquitetura e Urbanismo. Para ela, “a gente não pode apagar nossa história, e se não preservamos, não conseguimos manter nossa história viva”.

Os grupos desenvolveram três produtos para o Projeto Integrador: postais e souvenirs de divulgação, podcasts e projetos de reforma. “Foi bem focado na Fazenda Ipanema, diversos projetos de renovação, divulgação e de mobiliário urbano”, segundo Pedro Henrique Cavalheiro Martins de Almeida, de 21 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo, pontuando ainda que a falta de informação sobre a área foi uma das dificuldades para desenvolver os projetos.

A ação consistia em um circuito com seis paradas, onde os visitantes recebiam adesivos depois de interagir com as estações. Após completar o trajeto, as pessoas receberam um brinde sorteado.

Os projetos e os podcasts podem ser acessados pelo Instagram do curso @au.uniso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *