Movimento Ballroom sorocabano é contemplado por fomento da Secretaria de Cultura
Durante o mês de agosto o projeto Ballroom Sorocaba APT promovera oficinas, rodas de conversa e Vogue Nights
Por Ana Torres (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
As houses Avalanx e Cabal iniciaram no último sábado (9) o projeto Ballroom Sorocaba APT (Aberto Para Todes) no Clube Tremoço, antigamente o espaço cultural Maloca. O movimento, que completa sete anos em 2025, pôde contar pela primeira vez com um financiamento de edital público da Secretaria de Cultura de Sorocaba.
O movimento Ballroom tem como propósito ser um lugar de acolhimento, resistência, arte e expressão, tendo suas raízes na comunidade negra LGBTQIAPN+ nova iorquina. No Brasil, o movimento surgiu em 2015 com o dançarino Felix Pimenta, em São Paulo, e a cena veio para a região de Sorocaba quando Votorantim sediou, em 2018 a Pink Child Pink Ball, o primeiro evento Ballroom regional.
Para Jeff Cabal, 29 anos, diretor geral do projeto, o financiamento é uma grande conquista: “um projeto cultural 100% LGBT+ ser aprovado por um edital de incentivo à cultura em Sorocaba, entendendo que a cidade não é tão aberta [à comunidade] e analisando o pensamento político que predomina aqui, é transformador”.
“Ballroom é uma comunidade que veio de corpos dissidentes e marginalizados”, pontua Gabriel Franco Avalanx, 27 anos, membro da House Of Avalanx. “Nisso paramos para pensar na questão de expressão, acolhimento e celebração desses corpos, porque quando falamos de Ballroom, falamos de criar realidades que não existem fora daqui, da possibilidade [de] ser enxergado, enxergada, enxergade, como pertencente a algo maior.”
A realização se torna ainda mais importante quando o estabelecimento que recebe o projeto é o Clube Tremoço, localizado no centro de Sorocaba. O prédio fez parte da história do movimento Ballroom sorocabano, “o espaço foi um dos primeiros lugares a acolher a comunidade em 2018, então acaba sendo um pouco nostálgico estar aqui trazendo tudo com um novo olhar”, fala Maria Clara Godoy, 29 anos, palestrante da roda de conversa sobre legado, hierarquia e trajetória.
A Ballroom Sorocaba APT continua até 30 de agosto no espaço do Tremoço, localizado na rua Francisco Scarpa, número 321, no centro. A programação inclui oficinas de dança e expressão – Runway e duas modalidades de Vogue (Old Way e Vogue Femme) –, além de rodas de conversa sobre legado, hierarquia e trajetória da comunidade Ballroom e HIV/AIDS, com foco em prevenção e acolhimento. Também serão realizadas vogue nights, competições artísticas em que participantes desfilam, performam e disputam nas categorias de dança, moda, rosto e atitude.
Para mais informações o projeto está no Instagram como @ballroomsorocaba.apt.























