Sindicato dos Jornalistas se solidariza com estudante Kauã Bueno e repudia agressões ao jovem, e Dálmatas FC pede desculpas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Regional Sorocaba, manifesta solidariedade e apoio ao estudante de jornalismo Kauã Henrique Bueno Valentim, agredido e intimidado no último domingo (5/10), quando trabalhava na cobertura da 6ª rodada da Taça Cidade Sorocaba, no jogo entre Vila Helena e Dálmatas.
Segundo relato do próprio Kauã, que cursa o 4º semestre de jornalismo na Uniso e atua de forma independente na cobertura do futebol de várzea, integrantes da comissão técnica do Dálmatas Futebol Clube o abordaram de forma violenta e o impediram de registrar imagens de um incidente ocorrido ao final da partida.
O estudante relatou o caso à imprensa e recebeu apoio público de jornalistas, torcedores e clubes da cidade. O episódio foi noticiado por emissoras regionais e ganhou ampla repercussão nas redes sociais.
Em nota oficial publicada em suas redes, o Dálmatas Futebol Clube reconheceu o ocorrido e pediu desculpas públicas a Kauã. Na mensagem, a diretoria afirmou que entrou em contato com ele, que as desculpas foram aceitas, e que “tudo foi resolvido de forma respeitosa e amistosa”.
Em vídeo gravado posteriormente, um dos dirigentes do clube também admitiu ter “batido no celular” de Kauã no calor do jogo, comprometeu-se a reparar o dano e afirmou lamentar o episódio.
O SJSP reitera seu compromisso com a defesa incondicional da liberdade de imprensa e do livre exercício do jornalismo, e repudia toda e qualquer agressão ou ameaça à integridade física e moral de jornalistas e demais trabalhadores(as) da notícia.
Assim, o SJSP se coloca à disposição de Kauã para qualquer providência que se faça necessária.
SJSP-Regional Sorocaba
Sorocaba, 10 de outubro de 2025
Publicação original: Sindicato dos Jornalistas