Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Dia Mundial do Diabetes reforça a importância da alimentação saudável

Nutricionista explica como uma dieta equilibrada pode ajudar e evitar o desenvolvimento da doença e melhorar a qualidade de vida

Por: Ana Luiza Ferrari (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Prevenir doenças pode ser uma questão de escolha e ela começa no mercado | Foto: Ana Luiza Ferrari

Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente de insulina ou pela dificuldade do corpo em utilizá-la de forma eficaz, o que provoca o aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF, 2024), mais de 589 milhões de adultos (20-70 anos) vivem com a doença no mundo, e a estimativa é de que esse número alcance 853 milhões até 2050. Diante desse cenário crescente, a alimentação saudável surge como uma das principais aliadas ao combate.

A nutricionista Emanuela Moraes, 27 anos, faz uma comparação entre hábitos alimentares que aumentam o risco de desenvolver a doença e aqueles que contribuem para a prevenção.

“Hoje em dia é comum a gente encontrar uma pessoa que não tenha uma organização alimentar, até mesmo por conta da rotina e correria do dia a dia, então açúcar de uma forma geral é um vilão, principalmente para as pessoas que já tem uma predisposição para o desenvolvimento do diabetes”, destaca a profissional.

Quando o assunto é prevenção, Emanuela reforça a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com o consumo regular de fibras, leguminosas e integrais. “O que realmente impacta na prevenção é manter uma alimentação bem regulada. Incluir diariamente alimentos como aveia, chia, sementes, lentilha, grão-de-bico, frutas e legumes faz toda a diferença”, conclui a nutricionista.

Além disso, Emanuela propõe a consciência alimentar que todos os indivíduos, especialmente em relação ao consumo de açúcar presente de forma “mascarada” ao longo do dia. “É comum, todo dia, as pessoas consumirem café, chá, refrigerantes e sucos adoçados, além de bolachas e torradinhas para ‘enganar’ a fome, e balas ou chicletes com frequência. Esses pequenos hábitos diários contribuem fortemente para o desenvolvimento do diabetes”, afirma.

A especialista também alerta para o aumento dos casos de diabetes tipo 1 em crianças, o que, segundo ela, está ligado à rotina acelerada dos pais e à falta de planejamento alimentar deles. Em sua análise, ressalta ainda que o excesso de tempo em frente as telas contribuem para o sedentarismo infantil, fator que favorece o surgimento precoce de diversas doenças.

Para finalizar, Emanuela reforça que, a prática regular de atividades físicas é fundamental para a prevenção do diabetes e de outras doenças. Ela destaca que a musculação e os esportes, realizados com acompanhamento profissional, beneficiam todas as faixas etárias e ajudam a manter o corpo em equilíbrio. É essencial transformar parte do tempo gasto diante das telas em momentos de cuidado com o corpo e com a própria vida, priorizando comportamentos que promovam bem-estar e saúde a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *