Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Exaltando mulheres e a inclusão de corpos diversos, estudantes de moda apresentam seu Projeto Integrador

O auditório do EMI do Bloco F da Universidade recebeu as peças dos alunos do segundo e quarto semestres

Por Ana Torres (Agência Focas – Jornalismo Uniso)   

Os estudantes do curso de Moda da Universidade de Sorocaba apresentaram, no Projeto Integrador 2025.2, duas propostas temáticas: o segundo semestre do curso trabalhou com referências de quatro artistas plásticas mulheres, enquanto o quarto semestre desenvolveu peças voltadas a pessoas com deficiência.

As artistas que inspiraram parte das produções foram as brasileiras Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Leda Catunda, além da portuguesa Joana Vasconcelos. O professor e mestre em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais, Flávio Roberto Lotufo, destacou a relevância de trabalhar com criadoras mulheres: “falando sobre feminismo, sobre empoderamento, acho que não há outro momento tão importante como o de hoje, por exemplo, uma campanha contra o feminicídio. É muito importante para a gente entender o papel da mulher na sociedade hoje, o respeito que a gente tem por ter as mulheres na sociedade hoje.”

Já os estudantes do quarto semestre estudaram tipos específicos de deficiência como a amputação, uso de cadeira de rodas, cegueira, baixa visão e daltonismo. “Eles tinham que desenvolver peças para que essas pessoas pudessem ter, acesso à moda. Então, eles fizeram entrevistas com pessoas que tinham essas características e desenvolveram a coleção”, comenta Lutufo sobre o processo.

Cada grupo desenvolveu cinco peças no processo de criação, mas apenas uma foi produzida integralmente para apresentação à banca e ao público do Projeto Integrador. “Antes de apresentarem, eles passam por uma banca, […] e os professores fizeram avaliação completa. [Os estudantes] têm que apresentar uma série de coisas, não é só o look, eles têm que apresentar todo o desenvolvimento da parte da pesquisa, desenvolvimento da parte do texto, como que escolheram a matéria-prima, os croquis e toda a parte de modelagem”, acrescenta o professor.

Além do desfile, os convidados puderam conferir os trabalhos de modelagem em bonecas, também desenvolvidos pelos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *