‘Biomedicina para crianças’: Livro aproxima a ciência e a área da saúde do contexto infantil
A obra, escrita por Éric Diego Barioni, procura mostrar o universo da biomedicina por meio de atividades lúdicas e inclusivas. O lançamento ocorreu na última sexta-feira (5), na Biblioteca “Aluísio de Almeida”, localizada na Universidade de Sorocaba (Uniso).
Por Diogo Del Cistia (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Lançamento ocorreu no Espaço Convivência da biblioteca da Uniso – Foto: Diogo Del Cistia/agência Focs
A Universidade de Sorocaba (Uniso) recebeu, na última sexta-feira (5), o evento de lançamento do livro infantil “Biomedicina para crianças”.
Comercializado pela Editora Códice, a obra foi elaborada em parceria entre Éric Diego Barioni, autor e coordenador do curso de Biomedicina da instituição, e a aluna Alexia Ressatti, responsável pelas ilustrações.
O projeto, que consiste em mostrar o universo da saúde através de atividades lúdicas e inclusivas, foi elaborado a partir de uma ‘dificuldade’ em explicar como a área funciona para crianças. De acordo com Éric, é imprescindível apresentar o funcionamento da ciência, a partir do papel de educador e pai.
“Consegui a inspiração que precisava para criar este livro a partir da fala de um colega que trabalha comigo no Conselho de Biomedicina. Ele costumava relatar a sua frustração ao tentar explicar a profissão para o filho. Não entendia isso até o meu filho nascer”, explica.
Exemplares permitem a interação dos pequenos leitores, com páginas para colorir e imagens que despertam a curiosidade como o microscópio e outros detalhes do mundo da biomedicina – Foto: Diogo Del Cistia/agência Focs
Para o meio da saúde, a iniciativa também é uma forma de valorizar os profissionais, dando representatividade. Com páginas ressaltando a importância da ciência e a variedade de seres humanos compondo o meio, o livro tem 41 páginas e retrata os diferentes cenários de atuação e habilitação biomédica.
“Minha intenção é levar a ciência para as crianças. O livro conta com espaços para desenho e pintura, além de mostrar que os profissionais da área da saúde podem ser heróis. A comunicação não-verbal é algo muito forte e milimetricamente pensada para a elaboração do livro. Ela pode parecer simples, mas é muito mais complexa para ser desenvolvida”, conta Barioni.
Evento contou com ilustrações para crianças colorirem – Foto: Diogo Del Cistia/agência Focs
O lançamento, que ocorreu oficialmente no Espaço Convivência da Biblioteca Aluísio de Almeida, fez parte do Mobi – Festival de Criatividade,Inovação e Sustentabilidade promovido pela universidade, que possui o intuito de impactar a vida dos moradores da Região Metropolitana de Sorocaba (SP). Além dos autores e representantes da editora, o evento contou com a participação de visitantes do evento, incluindo crianças, que prestigiaram com empolgação as ilustrações feitas por Alexia.
Para a divulgação de “Biomedicina para crianças”, o professor revela que participará da Bienal do Livro, em São Paulo (SP), no mês de setembro. Após a recepção positiva, ele afirma já possuir novos planos para o ramo da literatura.
“Depois de ter recebido um bom feedback, me senti motivado. Para o primeiro semestre do ano que vem, já tenho novas ideias. Quero produzir uma obra sobre como instruir as crianças em ocasiões corriqueiras, como o uso de detergente, amaciante e outros produtos, orientando, de forma lúdica, que não devem ser ingeridos e podem causar doenças. E claro, sempre ressaltando a inclusão e a ciência”, finaliza o autor que possui mestrado e doutorado em toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
Obra conta com páginas ressaltando a importância da ciência – Foto: Diogo Del Cistia/agência Focs