Mesa redonda finaliza a primeira Semana do Esquenta de 2016

A Semana do Esquenta 1º semestre/2016 finalizou nesta sexta-feira, 26, realizando uma mesa redonda com ex-alunos do curso de comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso). Jornalistas e publicitários da cidade abordaram suas experiências, questões de mercado, a importância da comunicação e até mesmo a crise econômica.
Para Arthur Rodrigo, editor-chefe da revista Feed & Food, o evento surpreendeu suas expectativas. “Estava todo mundo muito engajado para uma sexta-feira, os alunos da Uniso estão realmente preocupados com o mercado de trabalho”, acentua.

Já na visão do publicitário, Marcel Pazini, da Agência Tabu “O evento foi muito bacana e produtivo, ter o contato com quem é responsável pelo futuro da profissão é sempre importante, aprendemos sempre com essa troca de informação” e, questionado sobre a participação dos alunos, Pazini contou que se surpreendeu. “O numero de perguntas que foram feitas me surpreendeu, ainda mais percebendo que eles estão preocupados com o futuro da profissão e as novas ferramentas”, enfatiza.
A mediadora da atividade foi a professora Angélica Caniello que conduziu os temas abordados e também fez perguntas aos convidados. O publicitário Nando Moreno, diretor de criação da Agência Tabu, que também compôs a mesa, abordou rotinas de trabalho e a desafios da profissão, destacando a importância do trabalho em equipe. Já o jornalista Luiz Toledo, que é repórter no jornal O Estado de S.Paulo, apresentou algumas de suas reportagens e comentou sobre práticas e desafios na redação de um dos maiores jornais do País. “Os desafios são constantes, eu conto com a ajuda dos profissionais e da estrutura do jornal, mas preciso estar constantemente buscando informações, fontes e aprendendo”, destaca.
A Semana, voltada aos alunos de todos os períodos, tem como intuito fazer uma integração de calouros com veteranos, proporcionando experiências para aqueles que entraram agora na universidade, como a estudante Beatriz Oliveira. “Eu achei uma semana bem bacana, me ajudou a entender sobre o desenvolvimento do curso, tivemos um contato maior com os alunos de outros períodos e deu para entender o que os professores esperam da gente daqui para frente”, comenta.
Fazendo parte do calendário acadêmico dos três cursos de Comunicação, a Semana do Esquenta acontecerá novamente no segundo semestre deste ano, com outros profissionais e “aquecendo” os estudantes para mais uma etapa do ano.
_______
Texto: Neto Martini, Agência JOR/Uniso