Oficina de crítica cinematográfica reúne estudantes de Jornalismo

Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba tiveram a oportunidade de conhecer a atividade desenvolvida pelo crítico de cinema, em oficina ministrada pelo professor Agnelo Fedel, nessa quinta-feira (29) na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”.
A atividade, que dá sequência à Semana da Comunicação, apresentou muitas das técnicas utilizadas nas produções cinematográficas, desde a concepção da ideia de contar uma história, a escolha do elenco, montagem de roteiro e todas as etapas necessárias para a realização de um filme, e como todas essas fases devem ser analisadas pelo crítico.
Fedel destaca que aquele que se propõe a realizar uma crítica, deve conhecer a fundo todos os aspectos daquele tema. “Não basta ao crítico dar sua opinião, é preciso embasamento, conhecimento do contexto da época em que se deu a produção do filme, por exemplo, além de conhecer a própria história do cinema”, salienta.
Para os apaixonados pela “sétima arte”, como a estudante Nicole Fabbri, participar do evento teve um gosto especial. “(Cinema) é vida, é arte, é amor, desperta sonhos, traz reflexões, ensina. Foi uma grande satisfação participar deste encontro e aprender mais sobre cinema”, exalta.
Além de entretenimento, Fedel ressalta que a crítica cinematográfica pode ser também uma opção para os novos profissionais formados em jornalismo. “Ser crítico de cinema exige uma especialização, exige a busca do conhecimento constantemente. Outra intenção desta oficina é apontar para os estudantes, que essa é uma possibilidade de segmento em suas carreiras”, encerra.
Para mais informações sobre a programação da Semana da Comunicação da Uniso, acesse o www.uniso.br.
Texto e fotos: Victor Martines, Agência JOR/Uniso