Oficina de crítica cinematográfica reúne estudantes de Jornalismo

A atividade, que dá sequência à Semana da Comunicação, apresentou muitas das técnicas utilizadas nas produções cinematográficas, desde a concepção da ideia de contar uma história, a escolha do elenco, montagem de roteiro e todas as etapas necessárias para a realização de um filme, e como todas essas fases devem ser analisadas pelo crítico.
Fedel destaca que aquele que se propõe a realizar uma crítica, deve conhecer a fundo todos os aspectos daquele tema. “Não basta ao crítico dar sua opinião, é preciso embasamento, conhecimento do contexto da época em que se deu a produção do filme, por exemplo, além de conhecer a própria história do cinema”, salienta.

Além de entretenimento, Fedel ressalta que a crítica cinematográfica pode ser também uma opção para os novos profissionais formados em jornalismo. “Ser crítico de cinema exige uma especialização, exige a busca do conhecimento constantemente. Outra intenção desta oficina é apontar para os estudantes, que essa é uma possibilidade de segmento em suas carreiras”, encerra.
Para mais informações sobre a programação da Semana da Comunicação da Uniso, acesse o www.uniso.br.
Texto e fotos: Victor Martines, Agência JOR/Uniso