Você sabe o que são filmes cult?

A história e curiosidades sobre o filme são apresentadas antes da exibição

The Rocky Horror Picture Show (1975), filme norte-americano de terror e comédia, passou a ser classificado como cult após ser exibido nas Sessões Malditas em Nova York. Esse evento tinha como objetivo passar filmes cultuados por um público que se vestia como os personagens das telas, cantava todas as músicas das obras cinematográficas e encenava trechos durante a projeção dos filmes em sessões à meia-noite. Cult também são consideradas as produções que estão fora do circuito comercial, mas que têm atraído cada vez mais admiradores.
“Filmes Cult nas Quartas” é o nome do evento para esse público e que acontece na Biblioteca Infantil de Sorocaba quinzenalmente e de graça. O projeto é uma inciativa da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, em parceria com a Secretaria de Cultura de Sorocaba e com a Biblioteca Infantil.
Segundo Cleiner Micceno, presidente da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo, filmes cult são cultuados por um grupo ou por muitas pessoas, por motivos variados, mas que muita gente não sabe o que é. “As pessoas costumam achar que filmes cult são aqueles difíceis de entender, em preto e branco, estranhos, rodados na Indonésia”, diz o presidente que também é produtor e diretor de cinema, fotógrafo, roteirista, curador de mostra e ministra cursos de cinema há mais de 15 anos.
Nas exibições de filmes às quartas, as produções selecionadas são transmitidas por um projetor numa tela sob uma lona com arquibancadas em volta para a plateia no quintal da Biblioteca Infantil de Sorocaba. O programa ocorre há 5 anos e começou na Oficina Cultural Grande Otelo. “Com o fechamento daquele espaço, ficamos sem local para fazer a transmissão dos filmes. Então entramos em acordo com a Secretaria de Cultura, e a Biblioteca Infantil cedeu o espaço. Assim continuamos o projeto”, conta Cleiner. Após a exibição, todos conversam sobre curiosidades e impressões do filme e debatem questões nele abordadas.
As escolhas de Cleiner como curador levam em conta a oportunidade de acesso do público às produções. “Eu trago filmes que normalmente as pessoas não veriam em outra sala de cinema”. Já foram exibidos clássicos de terror da Universal como Drácula e Frankenstein, filmes mais recentes como A Onda e Corra, Lola, Corra, Quadrophenia, Tommy, a Ópera de Rock, documentários como A Band Called Death e até mesmo o Star Wars turco.

Exibição do filme Cry Baby (John Waters, 1990) no dia 30 de janeiro

Cleiner preparando o filme a ser transmitido pelo projetor

Pedro Furquim, 19 anos e estudante do 3° semestre de Cinema da Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), frequenta as exibições na biblioteca desde 2017 e se considera um amante da sétima arte. “Algo que o Cleiner disse uma vez e que me chamou a atenção, foi ‘Uma cidade sem cinema é como uma casa sem janelas’. Eu acho que o Filmes Cult nas Quartas é uma janela aberta para a mente dos participantes tanto por causa dos questionamentos e opiniões discutidos no final, quanto por causa dos filmes mais independentes e antigos, que abrem janelas para outros países”, conta o estudante. “O foco aqui são filmes cultuados por uma minoria, como pessoas que admiram o cinema não só como diversão, mas também como arte.”
“O cinema foi criado para ser visto em telas grandes e não dentro de uma caixa”, diz o curador do cinema
(Imagem: screenshot de documentário “Filmes cult nas quartas” de Pedro Furquim)

O Filmes Cult nas Quartas acontece em quartas alternadas, ocorrendo em fevereiro nos dias 13 e 27, e assim por diante ao longo do ano. É iniciado às 19h na Biblioteca Infantil Municipal na Rua da Penha, 673 – Centro. A página do Facebook Biblioteca Infantil de Sorocaba compartilha os links dos eventos quinzenais.
Texto e fotos: Giovanna Abbate – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)