jornalismo onlineSorocabaUniso

“EnvelheSer”, um livro para ser lido hoje para que dê tempo de melhorarmos o amanhã    

Resenha: EnvelheSer: Saberes daqueles que vieram antes de nós, de Beatriz Jarins (2024).

Por Ana Carolina Cirullo (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Estudantes de jornalismo juntamente com a autora Beatriz Jarins – Foto: Agência Focs

EnvelheSer é uma leitura que nos faz revisitar um abraço nos avós, ao mesmo tempo que nos provoca a perceber as complexidades da velhice que, se já não nos cerca, certamente uma hora irá se fazer presente. É com atenção nas histórias dos entrevistados, que Beatriz Jarins, a autora, dá a seus leitores a oportunidade de conhecer nove brasileiros que colecionam vivências duras, apaixonantes, tristes e alegres. Ler o capítulo de cada um destes idosos não é ler apenas suas histórias pessoais, pois suas memórias passam pela construção de suas cidades, suas famílias e suas comunidades que em algum momento irão também nos afetar por reconhecermos semelhanças nas histórias ali contadas. Por exemplo, quando Dona Neide conta sobre seu processo de formação como pedagoga e lembra detalhes da cidade de Sorocaba daquela época, nós somos apresentados a um universo sorocabano que explica muito da cidade que conhecemos hoje. Já quando lemos a história de Seu Chico, fica fácil lembrar dos relatos que avôs migrantes tanto contam para seus netos, quando têm a oportunidade.

A condução da escrita que coloca a voz do entrevistado como principal narrador, é um diferencial desta obra que nos estimula a uma escuta carinhosa e que, somada às técnicas narrativas do texto da autora, nos faz entrar inteiramente nos cenários das vidas de Dona Sebastiana, Seu Arlindo, Dona Teresa, Seu Inácio, Dona Deizy, Seu Francisco, Dona Neide, Dona Ruth e Seu Chico. Inclusive, conhecer Dona Ruth e Seu Chico apenas no final do livro, é a estratégia perfeita para deixar o leitor com um gosto de “quero mais”, pois é pela soma dos ensinamentos dos capítulos anteriores, com as duras emoções sentidas desde o Inverno e até a graça e a alegria compartilhada pelos personagens do Verão, que os leitores são levados de uma página a outra com um crescente e incansável interesse no que o próximo personagem tem a dizer.

Para estudantes de jornalismo, o contato com este livro é uma ótima oportunidade de visualizar um modelo de execução de entrevista e apresentação do conteúdo apurado. O detalhe e cuidado das escolhas de citações de Ecléa Bosi e Carl Jung sintetizam a humanidade que EnvelheSer tem a intenção de estabelecer e reforçar para o público. Aliás, essa provocação do cuidado e humanização por esta fase da vida já está exposta na própria grafia do título da obra – o que prova que o livro corresponde ao que oferece à primeira vista. Por fim, a jornalista Beatriz Jarins tem o poder de emocionar e surpreender seus leitores com a delicadeza das palavras e fotografias que compõem cada página deste livro. Como dito anteriormente, EnvelheSer é uma leitura que nos faz revisitar um abraço nos avós justamente porque Jarins inicia e finaliza este trabalho com um “abraço” em seus próprios avós. É lendo histórias de pessoas reais, que sabem e que viveram muito mais do que nós, que somos despertados para a consciência e preocupação sobre qual sociedade estamos sendo e construindo para os nossos velhos de hoje e os de amanhã (nós mesmos).

Saiba mais sobre como ter acesso ao livro

EnvelheSer foi publicado oficialmente no dia 1˚ de outubro de 2024, Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, com uma ação especial de apresentação da obra para os alunos do 6° semestre de jornalismo da Universidade de Sorocaba. O livro está disponível para ser baixado em PDF ou lido online, através do link indicado na bio do Instagram @livroenvelheser.

Para quem se interessar e puder colaborar, a autora também possui uma campanha de arrecadação de doações para o Lar São Vicente de Paulo (local onde residem a maioria dos entrevistados do livro). Com valores a partir de R$10, os leitores podem realizar suas doações nas chaves PIX: 15981230510 ou CNPJ: 71868285000125. Mais informações sobre a obra literária, a autora e a campanha, podem ser encontradas no link oficial de apresentação do livro: Livro EnvelheSer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *