Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Clínica Veterinária Realiza Treinamento de Resgate Técnico de Animais para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar

O treinamento prático foi realizado com animais, de pequeno e grande porte, da própria clínica-escola sendo supervisionado pelos profissionais e professores da Clínica Veterinária Universitária da Uniso

Por Gabriela Vasconcelos (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Corpo de Bombeiros Paulista – Foto: Gabriela Vasconcelos

Nesta quinta-feira, 20, foi realizado, na Clínica Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), um Treinamento de Resgate Técnico de Animais para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). Liderados pela Capitã Maria Rosa, os soldados foram recepcionados por especialistas da clínica para participarem de aulas teóricas e práticas.

A primeira aula do dia foi ministrada pelo médico-veterinário e tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Cláudio Zago, que demonstrou como abordar animais de pequeno porte para serem resgatados. O primeiro exemplo foi apresentado com auxílio de Nelson, cachorrinho resgatado pelo professor do curso de Medicina Veterinária da Uniso, Leonardo Castro; e o segundo exemplo foi dado com ajuda da gata Jade. Zago explicou diferentes formas de apanhar caninos e felinos, desde o uso de equipamentos como redes e cordas, até técnicas de imobilização.

A segunda aula contou com a presença da anestesiologista de grandes animais Carolina Trebejo e do veterinário e professor do curso Leonardo Castro. Ambos mostraram como manipular ferramentas e métodos para o resgate de animais de grande porte. Durante a apresentação, foram exibidas técnicas de manejo do escopo de equinos e de sustentação de animais em diferentes tipos de terreno. O pelotão formou dois grupos distintos, e cada grupo trabalhou com um animal específico: o cavalo Guerreiro e a jumenta Belinha. As duas equipes puderam exercitar o uso de materiais e acessórios necessários para contenção dos animais.

Para a última aula, o zoólogo e especialista na área de Medicina Veterinária de animais selvagens, Rodrigo Teixeira, ministrou uma palestra sobre atuações e procedimentos para o resgate de animais silvestres. O veterinário exemplificou situações para cada tipo de família animal, como mamíferos, répteis e aves, além de abordar os riscos e perigos associados à retenção de cada espécie. Teixeira também exibiu estratégias de conservação animal baseadas na fauna local.

O Resgate Técnico de Animais envolve operações especializadas para retirar animais de situações perigosas sem comprometer seu bem-estar ou a segurança dos profissionais envolvidos. Esses resgates incluem desde animais domésticos presos em estruturas até espécies silvestres encurraladas em áreas urbanas. Os bombeiros seguem protocolos rigorosos para minimizar o estresse dos animais e garantir sua posterior reintegração à natureza ou encaminhamento para atendimento veterinário especializado. Para atuar nesses resgates, os bombeiros passam por treinamentos específicos, ministrados por especialistas em veterinária e biologia.

Foto: Gabriela Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *