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Retirada de pedágios alivia economicamente população sorocabana

Após indignação e ação da população e de vereadores, o número dos pedágios é reduzido na cidade de Sorocaba

Por Paola Ferreira e Sabrina Alves (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

Foto: Comunicação CCR SPVias/Divulgação

A implantação de novos pedágios em Sorocaba (SP) e região gerou espanto na população, especialmente pelo impacto financeiro. Após a intervenção de um grupo de parlamentares (deputados estaduais e um vereador) que representam Sorocaba junto ao governador Tarcísio de Freitas, em 16 de abril, foi decretada a retirada de quatro das 13 praças inicialmente previstas. As praças excluídas ficariam em Sorocaba: duas na Raposo Tavares (SP-270), uma na Castello Branco (SP-075) e outra na Celso Charuri (SPA-91/270), mantendo-se apenas a do km 86 da Raposo Tavares, segundo dados da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Com essa decisão, os sorocabanos sentem-se aliviados pelos custos que seriam gerados com as novas praças. Thaisa Gomes, 22 anos, estudante de Publicidade, afirma: “Fico feliz que não precisarei gastar mais. A quantidade que já existe já pesa no bolso.”

Sorocabanos utilizam a pista expressa da rodovia Raposo Tavares no cotidiano, como o mecânico Daniel Felipe da Silva, 18 anos, que vai ao trabalho por esta: “afetaria, porque há dias que vou de moto e outros de carro”. Todavia, não é necessário trafegar pela via para sofrer com o prejuízo: “afeta no valor dos fretes, consequentemente, aumenta tudo”, declara Targino Wagner da Silva Júnior, 47 anos, motorista do BRT. Júnior também aponta outro atrito que foi evitado: o congestionamento no trânsito. A Raposo Tavares é um dos principais meios que os caminhoneiros utilizam e, para não arcarem com os custos, passariam a andar pela marginal da rodovia, dificultando a livre circulação de outros automóveis.

Por esse projeto ter sido evitado apenas em Sorocaba, cidades da região enfrentarão esse aumento de praças. Eduarda de Campos Chilo, 19 anos, estudante da Universidade de Sorocaba (Uniso), reside em Vargem Grande Paulista. Todos os dias, passa por São Roque e Alumínio. Nesse percurso, já existem seis pedágios, ida e volta. Com a implantação, passarão a ser oito. “Venho de fretado e os custos já são altos, muito desnecessário colocar tantos pedágios numa só via”, afirma. Murilo Corrêa dos Santos, 19 anos, será outro aluno da universidade que passará pelo novo sistema: “moro em Salto de Pirapora, até então pagava só o ônibus, R$6,85 todos os dias”, dando um total de R$130,00 por mês.

O Sistema “Free Flow”

No dia 28 de março, foi anunciada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) a diminuição dos preços das cabines manuais, devido à implantação dessa nova forma de pagamento. Veja os preços atualizados:

Alumínio:

-Raposo Tavares (SP-270), km 79,145: de R$12,60 para R$9,40 nas cabines automáticas e para R$9,90 nas cabines manuais.

Araçoiaba:

-Raposo Tavares (SP-270), km 111,89: de R$5,30 foi para R$3,99 nas automáticas e pra R$4,20 nas manuais.

Barueri:

-Rodovia Castello Branco (SP-280), km 20, 545: de R$5,90 para R$3,80 nas automáticas e para R$4,00 nas manuais.

Itapevi:

-Rodovia Castello Branco (SP-280), km 33,420: de R$11,80 para R$8,93 nas automáticas e para R$9,40 nas manuais.

Itu:

-Rodovia Castello Branco (SP-280), km 77,805: de R$15,80 para R11,97 nas automáticas e para R$12,60 nas manuais.

Osasco:

-Rodovia Castello Branco (SP-280), km 18,920: de R$5,90 para R$3,80 nas automáticas e para R$4,00 nas manuais.

São Roque:

-Raposo Tavares (SP-270), km 47,555: de R$12,60 para R$9,59 nas automáticas e para R$10,10 nas manuais.

Sorocaba:

-José Ermírio de Moraes (SP-075), km 13,325: de R$9,00 para R$6,74 nas automáticas e para R$7,10 nas manuais.

Esse novo sistema será implantado em 2026 pelo Governo de São Paulo. Free Flow significa “fluxo livre”: não haverá cabines fixas como as usuais, e elas estarão localizadas em pontos estratégicos definidos pela própria Artesp. Serão semelhantes a radares e, com a utilização da inteligência artificial, captarão a placa do automóvel para realizar a cobrança e obter informações do veículo e do proprietário. O usuário terá até 30 dias para pagar, por meio do aplicativo ou no site da concessionária — no caso de Sorocaba e região, pela CCR Sorocabana.

Veja lista das novas praças:

Capão Bonito:

-Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8.

Piedade:

-Bunjiro Nakao (SP-250) – km 91,5;

-Raimundo Antunes Soares (SP-79) – km 107,9.

Pilar do Sul:

-Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6;

-Nestor Fogaça (SP-250) – km 122,9.

Salto de Pirapora:

-João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6.

São Roque:

-Castello Branco (SP-280) – km 59,9;

-Raposo Tavares (SP-270) – km 58,1;

-Lívio Tagliassachi (SPA-053) – km 5,8.

Sorocaba:

-Raposo Tavares (SP-270) – km 86.

Tapiraí:

-SP-79 – km 138.

Os custos serão calculados de acordo com a distância percorrida. Nos trechos de mão dupla, R$0,20 por quilômetro rodado. Nas vias simples, apenas R$0,16. Somente motocicletas permanecerão isentas dessas cobranças.

Impactos na população

Os moradores de cidades vizinhas a Sorocaba e que se deslocam diariamente para estudar e trabalhar devem ser afetados pelo aumento dos custos dos pedágios. Algumas das pessoas ouvidas nesta reportagem passarão por esse aperto, que deve atingir muitos outros estudantes e trabalhadores da região. “Não é justo as pessoas terem que arcar com esses custos, […] é um impacto negativo para a população, uma forma de exploração”, desabafa Thaisa.

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