As implicações da IA para a sociedade é tema da abertura do Epecom
O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom) deste ano, evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso, teve início na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro. Na abertura dos trabalhos, o pró-reitor de graduação e assuntos estudantis, Professor Fernando de Sá Del Fiol, e o coordenador do PPGCC, Professor Paulo Celso da Silva, fizeram falas breves para apresentar o tema do encontro deste ano que começou “no dia mundial sem carro”, como lembrou o professor Silva. Além disso, o pró-reitor, professor Del Fiol, comemorou a 19˚ edição do Epecom, lembrando que viu “o PPGCC nascer”.
Logo depois, a convidada para a mesa de abertura do evento, que traz como tema “Era da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Comunicação”, deu início à sua palestra “Definições e Implicações para a sociedade”. A professora Roseli Fígaro, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), refletiu sobre o que realmente significa o que vem sendo chamado de Inteligência Artificial (IA) e suas implicações no mundo do trabalho, nas relações humanas de forma geral e na comunicação mais especificamente.
Referência nos estudos sobre comunicação e trabalho, Roseli Fígaro promoveu discussões necessárias de como a IA vem transformando o modo de produzir, compartilhar informações e os desafios éticos que envolvem a tecnologia. Além disso, ela também ponderou os custos financeiros e ambientais dessa tecnologia cujo funcionamento demanda muitos recursos naturais como água, energia elétrica e minerais. Roseli deixou como fonte de alguns dados mencionados em sua palestra uma edição recente da Revista Fapesp – publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – disponível no link: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactos-ambientais-da-computacao/
No segundo dia do Epecom, a mesa-redonda “Entre o Bem e o Mal: Inteligência Artificial, Visões Antagônicas e os Estudos em Comunicação” será composta pelos professores Bruno Aguilar da Cunha (Uniso), Florence Dravet (PUC-BSB) e Luis Roberto Albano (Uniso), com mediação do professor Guilherme Profeta.