Roda de conversa sobre comportamentos profissionais abre 28º EPIC, 23º ENEX e 4º E_PIBID

Iniciando as atividades no primeiro dia do 28º EPIC, 23º ENEX e 4º E_PIBID, a roda de conversa “Do Saber ao Fazer: Educação, Comportamento e Profissão” contou com a presença dos professores da Universidade de Sorocaba (Uniso) André Luiz Sueiro, Angela Maria Ramos Profa e Maria Alzira de Almeida Pimenta.
Reunidos no auditório do Bloco F, os participantes puderam ouvir discussões sobre as competências essenciais no mundo corporativo contemporâneo, sob o enfoque da transição do saber ao fazer.
“Antes de começar, gostaria de dizer que ninguém é obrigado a concordar com tudo, estamos aqui para discutir ideias”, afirmou Maria Alzira, que trouxe falas sobre seu trabalho de pesquisa intitulado “Profissão, Educação, Competência e Inteligência Artificial Generativa”.
Luiz Sueiro apresentou reflexões sobre consciência crítica e aspectos socioemocionais. Tendo como base a Filosofia e a Psicologia, Sueiro comentou sobre amadurecimento humano, desenvolvimento emocional, vida universitária e o lugar social do universitário.
“Em minha fala, contextualizei como a área de Recursos Humanos transformou o perfil de competências para adequação à necessidade dos indicadores dos cargos, que considera o conhecimento, as habilidades e as atitudes desejadas”, comentou Angela Ramos. A professora destacou também que a competência não se limita ao conhecimento teórico, mas se consolida na capacidade de aplicar o saber em contextos reais, a partir da evolução organizacional do advento da qualidade e tecnologia, que obrigou as empresas a promover conhecimento e habilidades que capacitassem aos funcionários, a atuar em equipes multidisciplinares e de inovação.
“Saí do encontro com a convicção de que momentos como esse fortalecem o elo entre teoria e prática, além de inspirarem uma atuação profissional mais consciente e transformadora”, conclui Angela Ramos.













