Santa Casa de Sorocaba alerta para estoque crítico de sangue e reforça mobilização antes do Carnaval
A baixa quantidade de bolsas de sangue compromete casos de alta complexidade e emergências
Por: Raíssa Rosendo Mio (Agência Focas – Jornalismo Uniso )

O período do Carnaval se tornou uma espécie de Ano Novo Brasileiro que, além das festividades, representa uma preocupação para os profissionais da área da saúde. A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, onde são realizadas em média 400 transfusões por mês, enfrenta um período de muita apreensão em relação ao estoque de bolsas de sangue e, por isso, faz um apelo à população sorocabana.
Historicamente, os festejos trazem à tona dois momentos decisivos na área da saúde, a baixa nas doações de sangue e o aumento da necessidade de transfusões.
O sangue é um elemento fundamental em diferentes demandas hospitalares como cirurgias, atendimentos de emergência, tratamentos oncológicos, procedimentos de alta complexidade e transfusões diárias. Uma única bolsa de sangue pode fazer a diferença na vida de até quatro pessoas. Mas, para isso, é imprescindível ter um estoque diverso disponível, o que só é possível por meio de doações.
Como forma de auxiliar a conscientização da população, a Santa Casa publicou um vídeo demonstrando o processo percorrido pelas bolsas de sangue, do hemocentro até a chegada ao paciente. Antes de a doação chegar a quem precisa, é preciso garantir a compatibilidade entre doador e receptor. Por isso, são realizados testes rigorosos dentro da Agência Transfuncional do hospital.
Segundo nota da assessoria de imprensa da Santa Casa, “quando há indicação médica para transfusão, é iniciado um protocolo técnico que inclui tipagem sanguínea ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e a prova cruzada, exame que testa diretamente a compatibilidade entre o sangue do paciente e o da bolsa. Somente após a confirmação de compatibilidade total a bolsa é liberada para uso, garantindo segurança absoluta ao paciente.”
Justamente por conta dessas especificidades de cada pessoa, um estoque bem abastecido é necessário para garantir o atendimento.
COMO E ONDE DOAR?
Para ser um doador(a) de sangue é preciso:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar no mínimo 50 kg
- Estar bem alimentado e descansado
- Apresentar documento oficial com foto
- Não consumir álcool nas 12 horas anteriores à doação
- Em caso de tatuagens e piercings: o procedimento deve ter sido realizado há pelo menos 1 ano antes da doação
Onde doar:
As doações devem ser realizadas na Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), localizada na Av. Comendador Pereira Inácio, número 564, no Jardim Vergueiro, em Sorocaba. No momento da doação é fundamental informar que o sangue deve ser destinado à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.
A própria Santa Casa reforça a segurança e a rapidez no ato de doar, além de reforçar que esse ato simples pode salvar vidas.
