Notícias

ASAC Ong oferece curso de soroban a deficientes visuais

Foto: Divulgação 

A Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) está oferecendo curso de Soroban para deficientes visuais. A técnica para cálculo através do soroban, nome dado ao ábaco japonês que surgiu há quatro séculos, instrumentaliza os deficientes visuais no ensino da matemática, ocupando o papel de calculadora. 
Segundo o professor Claudinei Nunes, da Asac, a técnica consiste em realizar contas com rapidez e perfeição e também ajuda a desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. 
Para que fosse utilizado por deficientes visuais, o soroban original passou por algumas adaptações como o deslizamento das contas e às referências utilizadas. “A leitura dos valores no soroban adaptado é feita da mesma forma que em braile, pelo tato. Por isso as contas não podem deslizar livremente, como no soroban convencional. Para contornar este problema, o soroban deve contar com um dispositivo que mantenha as contas em determinada posição”, explica o Nunes. 
Para o professor, ainda que exista a venda de calculadoras sonoras falantes, a prática de cálculos com o soroban supre a falta de instrumentos à mão. “Com o tempo, o praticante desenvolve habilidades de cálculo mental, e passa a efetuar os cálculos sem o apoio físico do instrumento”. 
Além do curso de Soroban, a Asac oferece também o braile. Na instituição, os deficientes visuais têm atendimento médico e psicológico, e para se tornar aluno é necessário que o deficiente visual passe por uma triagem. Mais informações pelo telefone (15) 3232-2786 ou pelo site www.asac.org.br. 

Assessoria de Imprensa/ASAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *