EventoNotíciasSorocabaUniso

Mesmo com tempo nublado, Pet Weekend recebe mais de quatro mil pessoas no campus da Uniso

A 3° edição do Pet Weekend, realizado sábado (24) e domingo (25), das 8h às 14h, no campus da Universidade de Sorocaba (Uniso), ofereceu uma série de serviços e atrações gratuitas à população de Sorocaba e região. 

Por Luís Felipe Pio (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Pet Weekend 2024 (Foto: Raissa Rosendo Mio)

O público, com seus animais de estimação, desfrutou de assistência médica veterinária, oferecida pelo curso de Medicina Veterinária da Uniso, além de feira de adoção responsável, shows musicais, teatro e uma palestra ministrada pelo especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, o famoso “Dr. Pet”.

O Pet Weekend é realizado anualmente pela Uniso, por meio da frente de eventos Uniso Experience, com organização da agência especializada Zoomfoccus, de Sorocaba. De acordo com a organização, mesmo com o tempo nublado, o evento recebeu, durante os dois dias, mais de 4,2 mil pessoas. “Apesar do clima nublado, isso não impediu as famílias de aproveitarem o dia; muitas até preferiram, já que muito calor poderia ser prejudicial para os bichinhos. Foi tudo perfeito”, afirmou o coordenador de eventos da ZoomFocus, André Coscarelli. 

Evento para toda a família (Foto: Raissa Rosendo Mio)

Pelo estacionamento do Campus, várias tendas foram espalhadas, onde marcas de artigos para Pet, entidades e organizações do setor puderam expor novidades e apresentar produtos e serviços exclusivos, além de distribuir brindes aos visitantes.

No sábado, o Focas na Rede acompanhou todas as atividades, com destaque para as demonstrações impressionantes de cães superando obstáculos, na Arena Agility. No domingo, depois de uma manhã com apresentações circenses, teatro, sorteio de brindes e muitas outras atividades, o especialista Alexandre Rossi, o “Dr. Pet”, deu uma palestra sobre comportamento animal. 

Pet Weekend contou com diversas atividades em dois dias de evento (Foto: Sophia Ruivo Pompeu)

“Ensinei sobre como resolver problemas de comportamento e aproveitei para mostrar a importância da gente cuidar do bem-estar do animal, não só para resolver o problema de comportamento – porque, na maioria das vezes, isso ajuda –, mas, também, por conta do nosso dever ético de tratá-los com respeito e entender suas necessidades”, destacou “Dr. Pet”.

Repartições públicas igualmente prestigiaram o evento. A Guarda Civil Municipal (GCM) compareceu acompanhada do cão-terapeuta Buddy, que tem temperamento brincalhão, treinado para interagir de forma dócil com o público. 

Buddy esbanjado simpática no evento (Foto: Sophia Ruivo Pompeu)

O Zoológico Municipal de Sorocaba fez uma exposição educativa de animais taxidermizados, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema).

A Feira de Adoção Responsável, organizada pela AATAN (Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados) de Sorocaba, que resgata e abriga animais abandonados, destacou-se pelos cães bem cuidados e dóceis disponíveis para ganhar um novo lar. 

Luciana Bandeira, membro da diretoria da AATAN, explicou que, mesmo após a adoção, a associação continua acompanhando o animal por meses. “Até o momento, tivemos a adoção de dois cãezinhos adultos”, informou Luciana, quando ainda era de manhã. “

Para nós, é muito gratificante, porque lutamos por eles desde que pisam no abrigo até depois da adoção, quando continuamos fazendo o acompanhamento; a gente mantém esse vínculo”, acrescentou. 

Embora os cãezinhos tenham “dominado” o campus da Uniso, o Pet Weekend é voltado para todos os animais, não só cachorros. A auxiliar administrativa, Wanderleia Barbian, contou que fez questão de levar a gatinha Honey, que estava confortável, deitada em uma mochila transparente adaptada para transporte. “Foi até engraçado, pois, quando ainda estávamos nos preparando para vir, ela já se enfiou dentro da bolsa”, contou a tutora, impressionada. 

A imponente Cavalaria do 14° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) também marcou presença. Os agentes fizeram demonstrações e interagiram com o público. A pequena Olívia Alves, de 4 anos, montou em um dos cavalos e espalhou sorrisos e gestos de empolgação. 

Olívia tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, conforme contou sua avó Sandra Alves, sua maior paixão são os animais. Já, a equipe do Canil do 14° BAEP levou o Lucky, um Labrador Retriever, que atua na Corporação como cão farejador de drogas. 

Presença de Influencers 

O Pet Weekend teve a participação de influenciadores digitais ligados à causa animal. Entre eles, estava Olívia (@oliviagoldenespecial), uma adorável Golden Retriever, que, inclusive, é a embaixadora do evento. Olívia não possui o movimento das patas traseiras, inspirando seus tutores a desenvolverem o projeto “Rodinhas para Todos” (@rodinhasparatodos), que doa cadeiras de rodas para pets com deficiência em todo o Brasil.

Olívia, a Golden Retriever, aproveitando o evento ao lado da família (Foto: Raissa Rosendo Mio)

Outro destaque foi o cão-frentista Matuê (@matueofrentista), famoso por sua história de superação e por suas aparições divertidas na web como frentista de um posto de combustíveis, em Campinas. Seu tutor, Giovanni Fernandes, contou que Matuê foi adotado pela equipe do posto após sofrer um atropelamento e, agora, felizmente leva uma vida saudável e cheia de energia.

Os visitantes do evento também puderam interagir com Matteo (@matteo.goldenretriever) e toda sua família de Golden Retriever. Matteo viralizou na internet com seus vídeos brincalhões. Além deles, estavam os Pequenos Príncipes (@pequenosprincipes), Bolt, Zorro, Nhoque e Polenta, que, sob os cuidados das tutoras Émile Ribeiro e Fran Carvalho, possuem mais de sete milhões de seguidores no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *