Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Semana de Letras da Uniso teve sarau, bate-papo com egressos e apresentações artísticas

O evento foi realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, na Universidade de Sorocaba

Por Kauã Bueno (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Papo com egressos-pesquisadores de Letras

O evento teve início na noite de segunda-feira (21), no anfiteatro da biblioteca da cidade universitária da Uniso, com a apresentação da poesia “O Grito!” pelos alunos Natália Massoni e ‘Mc Totti’.

Isabella Fabozzi, Mc Totti, Natália Massoni, Prof. e Coordenadora Daniela Vendramini Zanella e Prof. Maria Angélica Lauretti Carneiro – Foto: Organizadores

Em seguida, foi realizado um bate-bate com a presença de Mateus Pedrozo e Renata Lambert, egressos do curso de Letras, que compartilharam com os alunos suas experiências de formação e fizeram recomendações sobre bolsas de Iniciação Científica (IC).

Mateus participou do Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura Júnior (EPECOM Jr.) de 2021, apresentando o artigo “O Meme como artefato comunicativo e as competências para a interpretação multimodal da significação”. O EPECOM e o EPECOM Jr. fazem parte do calendário anual de atividades do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso.

Mateus Pedrozo e Renata Lambert – Foto: Organizadores

O primeiro dia da Semana de Letras terminou com a participação dos estudantes do curso de Letras e bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnologia Voluntário (Provic) da Uniso, João Victor Nista e Guilherme Roza.

Nista conquistou a bolsa com o projeto “Realidade Aumentada aplicada em projetos de ensino de leitura”. Ele falou sobre suas experiências, dificuldades e motivações para realizar a pesquisa de IC.

Já Roza apresentou o projeto “Conceitos de linguagem em perspectiva dialógica e a obra ‘As Ondas’ de Virginia Woolf”.

oão Victor Nista e Guilherme Roza – Foto: Organizadores

XVIII Sarau Literomusical – Mitologias indígenas & folclore

Durante o segundo dia de evento, o colegiado de Letras realizou a XVIII edição do Sarau Literomusical.

Estudantes do quarto semestre de Letras apresentaram um espetáculo de teatro, contemplando as mitologias indígenas e o folclore brasileiro.

estudantes de letras – Foto: Antony Thomas Moscatelli Nigri

Em seguida, dez alunos do curso de Letras tiveram espaço para compartilhar suas poesias, contos, monólogos e apresentações musicais.

Guilherme Roza foi um dos participantes, ele apresentou o conto autoral “Consolação” e falou de onde veio a inspiração para esse trabalho.

“Eu me inspirei em um anime que gosto muito, chamado Shoujo Shuumatsu Ryokou. É sobre duas meninas vivendo em um mundo pós-apocalíptico. O anime fala muito sobre essa falta de sentido, mas ele endossa uma visão que, de certa forma, é contrária à do protagonista do meu conto. A história tem uma visão que eu admirava muito, mas que era difícil de seguir, e eu quis expressar isso através do meu conto.”

Guilherme Roza apresentando o conto “Consolação” – Foto: Antony Thomas Moscatelli Nigri

Autores sorocabanos licenciados em Letras

Na noite de quarta-feira (23), o auditório do bloco D, da cidade universitária, foi palco para dois ex-alunos da Uniso formados em Letras. Eles falaram sobre suas trajetórias profissionais e o processo de escrita, criação, produção e impressão de livros.

Cícero Santos e Isac Amor – Foto: Antony Thomas Moscatelli Nigri

Cícero Santos, um dos convidados desse bate-papo, é editor de livros, fundador da editora Cubile e organziador do livro “Pensar e Repensar Sorocaba”. A editora tem apenas dois anos de existência e já conta com cinco livros publicados.

O segundo participante desse momento da programação da Semana de Letras foi Isac Amor que lançou sua primeira obra há pouco mais de três meses. “A inevitável dança das máscaras” conta a história de Olivia, uma jovem de 23 anos que, após o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, se sente deslocada da própria vida. Em um só impulso, ela termina o seu relacionamento que se arrastava por anos, decide morar sozinha e se muda para outro apartamento.

A terceira noite da Semana de Letras foi finalizada com o aluno do curso de Letras Matheus Aranha realizando uma apresentação musical com violão e ukulele. Aranha emocionou o público presente no auditório.

Mateus Aranha – Foto: Antony Thomas Moscatelli Nigri

Exibição e debate do curta: Abandonar um cavalo

O encerramento da Semana de Letras foi realizado na noite de quinta-feira (24), com a apresentação do curta-metragem “Abandonar um cavalo”, no auditório do bloco C, da cidade universitária.

Curta “Abandonar um cavalo” – Frame do curta

O curta narra a história de mãe e filha que encontram um cavalo abandonado. O animal pode ser a reencarnação de José, um homem que sumiu há muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *